Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção de suicídio

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on telegram
Share on whatsapp

O Setembro Amarelo é o mês dedicado a orientação e conscientização contra o suicídio. Ainda existem muitos tabus sobre o tema, mas colocá-lo em pauta na sociedade é fator importante. E visando contribuir com a causa, a Idea Maker trata esse assunto com grande responsabilidade, pois entende que orientar, e identificar a necessidade de ajuda entre seus colaboradores, seja em ambiente de trabalho, ou até mesmo fora dele, é necessário contra o suicídio e a valorização da vida.

 

Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu o dia 10 de setembro como o dia para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o mês foi pintado da cor amarela, cor escolhida para representar a causa, para que durante todo o decorrer do mês o assunto seja tratado de forma didática, afim de instruir a todos sobre o assunto.

A Gestora de RH, Rogéria Costa, da Idea Maker, em um vídeo institucional, disponibilizado para os colaboradores da empresa, fala sobre a importância do autocuidado na saúde mental, e sobre a extrema seriedade em não poder deixar para depois os cuidados. Passando para todos, a disponibilidade da empresa em ajudar em caso de necessidade, e colaborar quando identificado um caso em que auxílio é necessário.

Origem do Setembro Amarelo 💛

Tudo começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido pelas suas habilidades mecânicas, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo

Em 1994, quando Mike tinha apenas 17 anos, ele infelizmente cometeu suicídio, e familiares e amigos não perceberam os sinais de que o jovem pretendia tirar sua própria vida. 

No funeral, os amigos montaram cestas de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. E assim, a ação ganhou grandes proporções, fazendo com que diversos jovens passassem a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo, em homenagem ao querido Mustang amarelo de Mike.

Se precisar, peça ajuda ⚠️

Durante o período da pandemia do Covid-19, o número de empresas que passaram a trabalhar no formato home-office aumentou, e com o isolamento prolongado devido à pandemia, alguns medos, como o de contágio, de perder o emprego, a pressão gerada pela falta do convívio social, foram desenvolvidos, e são alguns fatores que levam a desgastes psicológicos, e que podem se tornar doenças mais sérias. 

 

Mais do que prevenir o suicídio, o Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para a empresa falar e agir em prol da saúde mental, impactando o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.

 

Consequentemente, a equipe desempenha o seu trabalho da melhor forma possível, atuando com mais qualidade, engajamento e motivação. Isso se reflete em benefícios para a empresa e se estende para a vida pessoal desses profissionais, impactando sua família e a sociedade em geral. Organizar ações para o Setembro Amarelo com cuidado permite oferecer um mês enriquecedor e transformador para os todos os colaboradores. 

 

E se você se sente desconfortável com algo, ou identificar alguém nesse estado, e com a necessidade de apoio, não exite em buscar ajuda.

Agir salva vidas! 💛

#SETEMBROAMARELO